Portal Am Hoje
Saúde

Varíola dos macacos: AM registra 161 casos e SP confirma primeira morte

Manaus – O Amazonas registrou 161 casos confirmados de varíola dos macacos, conforme dados atualizados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) nesta terça-feira (11). Ao todo, o estado tem 400 notificações, sendo 161 confirmados, 177 descartados, 62 suspeitos e nenhum registro de óbito.

Já a  Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, confirmou nesta quarta-feira (12) a primeira morte no Estado de um paciente de 26 anos, que morava na capital paulista e tinha diversas comorbidades, passando por um tratamento com antivirais para uso emergencial em casos graves. Ele estava internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas desde o dia 1º de agosto.

Até o momento, segundo a secretaria, o Estado de São Paulo registra 3.861 casos confirmados de Monkeypox.

O vírus da Monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas, e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual. O principal sintoma da doença é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas, que podem surgir no rosto, dentro da boca ou outras partes do corpo como mãos, peito, pés e genitais. Outros sintomas associados são febre; caroço no pescoço, axila e virilhas; dor de cabeça; calafrios; e cansaço.

O alerta para prevenir a doença, diz que é preciso evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele; evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém que esteja com a doença; higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool gel; não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos e objetos pessoais; e usar máscara.

Postagens relacionadas

Prefeitura fechou ‘Dia D’ contra a influenza e o sarampo com mais de 60 mil doses aplicadas em Manaus

Vilhena

Agosto Lilás: Sare, projeto do Governo do Amazonas, busca a reeducação de cumpridores da Lei Maria da Penha

Vilhena

Governador Wilson Lima libera recursos para construção do Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero

Vilhena