Santos – O palco do adeus a Edson Arantes do Nascimento, Pelé, que morreu no dia 29 de dezembro aos 82 anos, é o estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro, em Santos. Pelé morreu no Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo, após ficar 30 dias internado, por causa de complicações de um câncer de cólon, descoberto em 2019.
O cortejo do caixão de Pelé saiu de São Paulo por volta das 2h desta segunda-feira (2) e chegou a Santos pouco depois das 4h sendo recepcionado no entorno do estádio por um grupo de torcedores santistas mesmo durante a madrugada.
A expectativa é de um grande fluxo de pessoas na Vila. O funeral terá 24 horas de duração, e o sepultamento do Rei do Futebol vai acontecer na terça-feira (3), também na cidade santista. Na terça-feira (3), o traslado do corpo vai passar pelo canal 6, onde vive dona Celeste, mãe de Pelé, que tem 100 anos de idade. O enterro ocorrerá na Memorial Necrópole Ecumênica e será exclusivo para familiares.
Edinho, filho de Pelé, acompanhou o cortejo do corpo do Rei até a Vila Belmiro e postou uma foto ao lado do caixão: “Chegamos em casa”, escreveu ele.
Márcia Aoki, viúva de Pelé, chegou a Vila Belmiro e se emocionou muito ao ver o corpo do Rei no centro do gramado.
Gilmar Mendes, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), foi a primeira autoridade a chegar na Vila Belmiro.
Os presidentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Gianni Infantino, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, da Conmebol, Alejandro Rodriguez, chegaram juntos à Vila. O presidente da Conmebol disse que “é um momento que sentimos muita dor, a vida é assim tem um começo e um final, mas no coração de quem futebol é mais difícil. Nós não queremos que um craque, o melhor jogador o mundo, deixe esse terreno para jogar futebol no céu”.
Ídolos do Santos, os ex-jogadores Clodoaldo e Sérginho Chulapa estão entre os amigos de Pelé que foram se despedir do Rei do Futebol. Clodoaldo jogou com Pelé; Chulapa trabalhou com Edinho, na passagem do filho do Rei no Peixe.
Velório de Pelé foi aberto ao público às 10h (horário de Brasília). Torcedores e fãs passarão por um corredor cinco metros distante de onde está o corpo do Rei do Futebol. Torcedores gritam o nome de Pelé assim que os portões foram abertos. O primeiro torcedor a se despedir de Pelé foi um fã de cadeira de rodas.