Portal Am Hoje
Governo do Amazonas

Wilson Lima destaca importância do Festival de Parintins e convida a ministra Margareth Menezes para conhecer o espetáculo

O governador do Amazonas, Wilson Lima, esteve reunido com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, nesta quarta-feira (26), em Brasília, apresentando demandas do estado para a área e também convidá-la, oficialmente, para estar presente no Festival Folclórico de Parintins (município distante 369 quilômetros de Manaus), que acontece de 30 de junho a 2 de julho no bumbódromo da ilha tupinambarana.

Com a presença de representantes dos bois Caprichoso e Garantido e do secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo, o governador destacou a importância de avanços nas leis de fomento – Rouanet, Aldir Blanc e Paulo Gustavo – e no apoio a movimentos culturais e explicou que, embora seja o primeiro encontro entre ambos, técnicos da área da Cultura dos governos estadual e federal já estavam em contato.

“A ministra (Margareth Menezes) se mostrou muito disposta a caminhar naquilo que está dentro das competências e possibilidades do Ministério da Cultura. Já tem em andamento um aporte financeiro através da Lei Rouanet para os bois, e é uma questão que está bem encaminhada. E, também, a gente veio fazer o convite para a ministra para poder estar participando desse nosso evento e ela garantiu que vai estar presente”, disse Wilson Lima.

Neste ano, o Festival de Parintins terá os conceitos da Cultura, Turismo e Sustentabilidade como norteadores da montagem e das apresentações. Além disso, a tradicional disputa dos bois bumbás Azul e Vermelho movimenta a economia local e gera 2 mil empregos diretos e até 20 mil indiretos, com a cadeia produtiva sendo movimentada pelo menos três meses antes da realização do festival, que já teve seu lançamento oficial em Manaus e Brasília.

“Trouxemos aqui o pessoal dos bois, Garantido e Caprichoso, para também estreitar essa relação, trazer um pouco da nossa história, também da cultura, do que é o festival, que é o maior da Amazônia. Um festival que faz todos os anos um apelo muito forte para a questão da sustentabilidade, da preservação do caboclo, do ribeirinho, dos indígenas, dos povos tradicionais. Então, é importante que a gente estabeleça essa relação de proximidade e, claro, conte com o apoio do governo federal”, avaliou o governador.

Entre outras demandas apresentadas pelo governador Wilson Lima, também esteve o Festival Amazonas de Ópera (FAO), que chega a sua 25ª edição iniciada no dia 21 de abril, e com programação até o fim de maio. Além disso, entre 17 e 21 de maio, a capital do Amazonas sediará a Conferência Anual da Ópera Latinoamérica, evento que reunirá os principais teatros de ópera da América Latina e Espanha e será realizado pela primeira vez no Brasil.

Com informações da assessoria

Fonte: Manaus Alerta

Postagens relacionadas

Governo do Amazonas inicia primeira avaliação de aprendizagem da rede estadual no ano letivo de 2022

Vilhena

Com 3,8 mil novas armas, Governo do Estado renova arsenal das Polícias Civil e Militar

Vilhena

Segurança é reforçada na Arena da Amazônia no segundo dia de jogos do Torneio Internacional de Futebol Feminino

Vilhena