Portal Am Hoje
Destaque Governo do Amazonas Saúde

Wilson Lima leva Governo Presente com atendimentos médicos especializados para calha do rio Madeira

Humaitá e Apuí são os primeiros municípios da região a receber o mutirão de serviços públicos do Estado

Nesta terça-feira (07/06), o governador Wilson Lima leva as ações do Governo Presente para dois municípios da calha do rio Madeira. Em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), o governador abriu o programa com uma ação de cidadania, que contempla a emissão de mil unidades de Registro Geral (RG). Já em Apuí (a 453 quilômetros da capital), a população conta com atendimento médico especializado, vacinação e testagem.

Em Humaitá, destacam-se no Governo Presente os serviços de cidadania e vacinação. No município, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) oferta à população a emissão de mil unidades de Registro Geral (RG), entre 1ª e 2ª via.

Acompanharam o governador, em Humaitá, os deputados estaduais João Luiz, Adjuto Afonso, Joana Darc, Saullo Vianna e Doutor Gomes, além do prefeito da cidade, Dedei Lobo.

Já no município de Apuí, o Governo Presente levou atendimento médico especializado, por meio do projeto Chamas de Saúde, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

“Essa é a 14ª edição do projeto ‘Chamas de Saúde’. Ao todo, já foram mais de 11 mil atendimentos e hoje desembarcamos aqui em Apuí, por ordem do governador Wilson Lima, e trouxemos pediatra, dentista, assistente social, farmacêutico, otorrino; trouxemos ginecologista, ortopedista”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Orleilso Muniz.

Mais de 200 atendimentos foram agendados na cidade para o “Chamas da Saúde”, que oferta assistência multidisciplinar através de serviços de prevenção, promoção e reabilitação da saúde a comunidades da capital e do interior.

O aposentado Edson José Ferreira, 64, vítima de acidente de moto e que precisava de avaliação com ortopedista, foi um dos atendidos. “Muito bom. Eu nunca vi isso aqui. Estou vendo que estão trabalhando bem por nós aqui. É muito bom, obrigado”, disse o aposentado que agora dará andamento no pedido de cirurgia no joelho.

A operadora de caixa Valéria Dantas também agradeceu o atendimento. “Eu estive no posto de saúde, porque meu filho tem um probleminha na perna, e o médico falou para mim que eu teria que ir em Porto Velho, que aqui não tinha especialista para ele. Aí surgiu essa oportunidade de estar vindo os especialistas e ele me deu encaminhamento. Eu quero agradecer quem teve essa iniciativa, porque aqui a gente não tem esses especialistas no hospital e nem no posto de saúde”, comentou a mãe do pequeno Dione, de 1 ano e meio.

Vacinação

Para reforçar a cobertura vacinal nos municípios de Apuí e Humaitá, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) aplica vacinas contra Covid-19 (1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose), vacina pediátrica para menores de 12 anos, além da vacina contra Influenza, Tríplice Viral e para outras doenças.

Os municípios apresentam baixas coberturas do esquema vacinal primário (1ª e 2ª dose aplicada em pessoas com 5 anos ou mais) contra a Covid-19 e abaixo da meta do Ministério da Saúde que é de 90%.

A SES-AM e FVS-AM também estão ofertando testagens rápidas de prevenção à Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids, Hepatites e Sífilis.

Cultura

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa também participa do Governo Presente em Humaitá e Apuí, com a entrega de kits para implantação de Salas de Cultura, onde serão ofertados cursos de Música, Teatro, Dança e Artes Visuais, por meio do Liceu Digital.

Cada município recebeu dez violões, cinco teclados, 50 flautas doce, material didático para aulas de Dança, Teatro, Música, Artes Visuais e Maquiagem Artística, além de projetor, e uma Estação da Leitura do Mania de Ler.

Jucea

Humaitá também ganhou um posto da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), o oitavo implantado no interior. O posto avançado funcionará nas dependências da Sala do Empreendedor, na rua 15 de novembro, 2302, Centro. Com atendimento das 8h às 14h.

A unidade faz parte do projeto de descentralização dos serviços da Jucea, tornando-os mais acessíveis aos cidadãos, com serviços de orientação e formalização de empresas.

Agência Amazonas
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Prefeitura oferece ações de saúde para servidoras do IMMU

Vilhena

Prefeitura ativa Comitê de Gestão de Crises para atuar em situação emergencial no bairro Petrópolis

Vilhena

Prefeito reúne secretariado para alinhar projetos de impulsionamento econômico para 2022

Vilhena