Portal Am Hoje
Destaque Eleições 2022

Wilson vai construir maternidade na zona norte de Manaus e ampliar UTIs e mutirões de saúde no interior

_Candidato à reeleição tem mais de 40 propostas para a saúde, incluindo a implantação de parques de imagens no interior_

Mais de 40 propostas para a área da saúde integram o detalhamento do Plano de Governo de Wilson Lima (União Brasil), candidato à reeleição para o segundo mandato como governador do Amazonas. Entre elas, estão a construção de uma nova maternidade na zona norte de Manaus, a realização de mutirões e a ampliação de UTIs no interior do Estado.

A nova maternidade da zona norte – a mais populosa da capital, vai ampliar a rede de atenção materno-infantil do estado. A capital também será contemplada com mutirões dos programas Consulta+, Examina+ e Cirurgias+, lançados por Wilson no atual Governo, principalmente para reduzir a demanda reprimida em razão da pandemia da Covid-19.

Wilson também vai ampliar a estrutura do Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), com a abertura de mais 50 leitos, aumentando a capacidade de atendimento da unidade referência da região Norte em cirurgias cardíacas adulto e infantil.

A ampliação de cirurgias de alta complexidade também contempla a realização de transplante renal e implante coclear em crianças no estado. Será realizada, ainda, a segunda etapa de obras para ampliação e melhoria do Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, na zona leste.

Além disso, no segundo mandato o governador vai habilitar o Centro de Tratamento de Queimados de Alta Complexidade do Amazonas no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, para atender pacientes adultos e pediátricos oriundos dos 62 municípios do estado, de acordo com critérios exigidos pelo Ministério da Saúde.

Saúde infantil
Wilson vai melhorar a infraestrutura para atendimento dos pacientes pediátricos com câncer no estado. Também vai fortalecer o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam) para ampliar número de cirurgias pediátricas eletivas mensais e implantar cirurgias ortopédicas, neuropediatrias, oftalmológicas e cirurgias plásticas.

Serão executadas reforma e ampliação da estrutura física da UTI do Hospital Infantil Doutor Fajardo, aumentando a oferta de leitos especializados em cuidados intensivos pediátricos.

Wilson também vai reformar e ampliar leitos de terapia intensiva infantil no HPSC Zona Leste.

Saúde no interior
Para fortalecer a rede de saúde e aumentar a oferta de atendimentos de alta complexidade no interior, Wilson vai continuar o trabalho pioneiro de implantação de leitos de UTI nos municípios, assim como a contratação de médicos especialistas.

Além disso, serão implantados Parques de Imagem em cinco municípios estratégicos do Amazonas: Tabatinga, Tefé, Itacoatiara, Manacapuru e Parintins.

Outra proposta é a implantação da clínica da mulher do interior, com o foco no Serviço de Referência para Diagnóstico e Tratamento de Lesões Precursoras do Câncer de Colo de Útero (SRC).

Wilson também vai readequar a Unidade de Pronto Atendimento 24h em Tabatinga; e promover melhorias no atendimento da população de Manacapuru.

| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Governo oficializa fim de acordo para compra da vacina indiana Covaxin

Vilhena

Vereador Wallace Oliveira desmente fake news sobre voto em Caio André

Redação

Três mil empreendedores de Manaus ganham novo fôlego neste fim de ano

Vilhena