Portal Am Hoje
Política

Wilson Witzel já tem votos suficientes para impeachment em tribunal no Rio

Ex-governador do Rio de Janeiro também pode perder todos seus direitos políticos por um período de cinco anos

O Tribunal Especial Misto (TEM) já formou maioria nesta sexta-feira (30) para o impeachment de Wilson Witzel (PSC). Com 7 dos 10 votos contra ele, o agora ex-governador do Rio de Janeiro também perdeu seus direitos políticos por período de cinco anos.

Com o resultado parcial, Witzel se torna o primeiro governador do Brasil a ser afastado em definitivo por meio de um processo de impeachment desde a redemocratização. O ex-juiz foi o sexto chefe do Executivo do Rio de Janeiro acusado de corrupção.

Agora, o governador interino Cláudio Castro (PSC) assumirá definitivamente o governo do estado em cerimônias que devem ocorrer já neste sábado (1º). Aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Castro também é investigado no mesmo esquema de propina na Secretaria de Saúde que levou ao impeachment de seu antecessor.

Witzel foi acusado de crime de responsabilidade e de irregularidades na contratação dos hospitais de campanha para o combate à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Ele também foi responsabilizado por supostamente ter favorecido um empresário ao anular a punição a uma organização social por sua atuação na Secretaria de Saúde.As acusações do processo de impeachment foram feitas pelos deputados Luiz Paulo (Cidadania) e Lucinha (PSDB).

Ig

Postagens relacionadas

Vereador Elan Alencar usa Pequeno Expediente da CMM para destacar ações na saúde em Manaus

Redação

Prefeitura de Manaus realiza leilão de bens móveis no dia 12 de junho

Vilhena

Bolsonaro veta projeto que adiava prazo de entrega da Declaração do IR

Vilhena