Portal Am Hoje
Cultura Manaus

Yandé Muraki: FEI apoia empreendedorismo indígena no Amazonas

O projeto valoriza a cultura e a economia dos povos indígenas do estado

Fortalecendo as atividades culturais e econômicas dos povos originários do Amazonas, a Fundação Estadual do Índio (FEI) apoia, através da concessão de espaço, o Centro do Empreendedor Indígena Yandé Muraki, que na língua nativa significa “Trabalho de Todos Nós”, que abrange uma diversidade de materiais artesanais produzidos pelos indígenas de todas as regiões e etnias do estado.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos artesãos um local para produção, exposição e comercialização dos seus produtos.

Atualmente, o projeto conta com 37 profissionais e fica localizado na rua Monsenhor Coutinho, 129, Centro, zona sul de Manaus, aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Para o diretor-presidente em exercício, Vanderlei Alvino, o espaço impulsiona a venda dos empreendedores e incentiva a fabricação.

“Esse projeto não só fortalece a arte e a cultura indígena amazonense, mas também gera renda para os nossos parentes que comercializam produtos ricos em detalhes como peças artesanais, vestimentas, acessórios e remédios à base de extração natural da floresta”, comentou.

 “Hoje nos tornamos ponto de referência comercial tendo em vista que as pessoas entram em contato conosco perguntando onde estamos e como podem adquirir os nossos produtos. Isso é gratificante pois é esse trabalho é a nossa fonte de renda enquanto permanecemos em busca de mais visibilidade e espaço”, explica Yuri Magno, um dos representantes do Yandé Muraki.

Projetos

Além do Yandé Muraki, a fundação também participa do Festival Folclórico de Parintins (distante 372 quilômetros de Manaus), através da Feira de Artesanato e Produtos Indígenas do município.

FOTO: Divulgação /FEI

Postagens relacionadas

Camisas da Feijuca da Alegria serão entregues a partir do dia 23 de junho

Redação

‘Viiixe Manaus’: tudo pronto para o maior festival de forró e piseiro do Brasil

Redação

Prefeito David Almeida fiscaliza trabalho de revitalização na bola das Letras

Vilhena