Portal Am Hoje
Brasil Destaque Geral

Brasil conectado: Cabo submarino direto com a Europa começa a funcionar na próxima semana

O cabo construído pela EllaLink conta apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e teve o custo estimado em 185 milhões de dólares

Brasília – O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações anunciou que o primeiro cabo submarino de alta capacidade que liga o Brasil ao continente europeu vai começar a funcionar na próxima terça-feira. Uma cerimônia vai ocorrer em Portugal para marcar o início das operações.

O cabo construído pela EllaLink conta apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e teve o custo estimado em 185 milhões de dólares.
O equipamento conecta Fortaleza, no Brasil, com Sines, em Portugal, com passagens ainda pela Guiana Francesa, Ilha da Madeira, Ilhas Canárias e Cabo Verde.

Uma das principais vantagens do cabo é que as informações não precisam passar pelos Estados Unidos para chegarem na Europa, como ocorre atualmente com a maior parte das transmissões. No total, o cabo submarino possui 6 mil quilômetros de extensão.

A infraestrutura será usada para educação e pesquisa, mas também para serviços e nuvem e negócios digitais.

A empresa diz que o cabo é capaz de reduzir em 50% a latência da conexão atual. Além da rota pela água, conexões por terra devem ligar o cabo a estados como São Paulo e Rio de Janeiro.

O cabo submarino começou a ser planejado em 2013 e o processo de construção teve início em 2018.

Agência Brasil
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Prefeitura realiza corte e poda de árvores com risco de tombamento na avenida Eduardo Ribeiro

Vilhena

Prefeitura realiza obra de terraplanagem no conjunto Jardim Primavera, no Parque 10

Vilhena

Saullo Vianna participa de inauguração de hospital flutuante e anúncio de investimentos em Anamã e Caapiranga

Vilhena