Portal Am Hoje
Saúde

Impacto pós-Covid no cérebro é semelhante a envelhecimento de 10 anos, mostra estudo

Um estudo realizado pelo King’s College London, no Reino Unido, mostrou que as pessoas que foram infectadas pelo coronavírus e tiveram sintomas por mais de três meses tiveram um desempenho pior em testes de desempenho cognitivo do que aquelas que apresentaram sintomas por um período menor.

O estudo foi publicado na revista The Lancet e analisou dados de 3.335 pessoas que foram testadas para o coronavírus entre julho de 2021 e junho de 2022. Os participantes foram divididos em três grupos: aqueles que nunca tiveram Covid, aqueles que se consideraram totalmente recuperados e aqueles que ainda apresentavam sintomas.

Os pesquisadores descobriram que os participantes do grupo que ainda apresentavam sintomas tiveram um desempenho pior em testes de memória de trabalho, atenção, raciocínio e controle motor. O desempenho desses participantes foi equivalente ao de pessoas que são 10 anos mais velhas do que elas.

Ainda não ficou claro se os déficits cognitivos melhorariam com o tempo. Os estudos foram concentrados em pessoas hospitalizadas que ficaram sendo acompanhadas por até um ano.

Postagens relacionadas

Prefeitura disponibiliza mais de 20 tipos de vacinas em campanha de Multivacinação

Vilhena

‘Vacine Já’ segue com doses contra Covid-19 disponíveis para a população

Vilhena

Prefeitura de Manaus investe em capacitação para diagnóstico precoce de casos de hanseníase

Vilhena