O vereador Elan Alencar (DC), propôs na manhã desta segunda-feira (06) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) a criação de uma Frente Parlamentar Climática.
De acordo com Elan, com ações integradas os parlamentares podem trabalhar de uma forma mais efetiva, pois já é comprovado que grande parte dessa fumaça é proveniente de queimadas que estão acontecendo no sul do Amazonas e também no estado do Pará. “Temos essa comprovação com imagens via satélite que nos dão uma condição real de entender tudo o que vem acontecendo através da tecnologia”, declarou o vereador.
Com a criação da Frente Parlamentar Climática estamos propondo que para os próximos anos tenhamos uma condição real de trabalhar de forma preventiva, principalmente na integração com o Governo Federal. “Sobretudo com a qualidade do ar, que é um problema de saúde pública e com as queimadas, fazer o monitoramento dos desmatamentos, próximos da cidade, dentro e fora do estado”, destacou Elan.
Além disso, com o aparelhamento em questão de estrutura, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também poderá atuar nesse trabalho se juntando a Secretaria de Meio Ambiente do Estado Amazonas, tendo ambas melhores condições de trabalho e com técnicos para atuarem nesse trabalho. “Poderemos dessa forma ajudar quem mais tem sofrido com esse problema que é a população, o idoso, a criança e com a criação dessa Frente vamos poder fazer isso de forma técnica e preventiva nos próximos anos”, finalizou o parlamentar.
— — —
Texto – Vanessa Rocha/ ASCOM
Foto – Mauro Pereira / DIRCOM