Portal Am Hoje
Destaque Geral

Departamento de Polícia Técnico-Científica do AM recebe premiação inédita em evento internacional

Prêmios são referentes à quantidade de material genético coletado pelo laboratório em 2020 e 2021

Pela primeira vez na história, o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Laboratório de Genética Forense, foi duplamente premiado pela quantidade de material genético coletado em 2020 e 2021, com a finalidade de encontrar pessoas desaparecidas. O trabalho do DPTC foi premiado durante a Conferência Internacional de Ciências Forenses, o maior evento de perícia criminal da América Latina, realizado em Foz do Iguaçu (PR).

O DPTC recebeu dois prêmios referentes à quantidade de material genético coletado, seja de familiares de pessoas desaparecidas ou de restos mortais de cadáveres não identificados, em números relativos e absolutos.

A gerente do Laboratório de Genética Forense, Daniela Koshikene, explicou que esta é a primeira vez que o Amazonas recebe esta premiação e que a finalidade da coleta é justamente fazer o cruzamento de materiais genéticos.

“Esses perfis são provenientes de familiares de pessoas desaparecidas e, principalmente, restos mortais não identificados, que são os corpos encontrados dentro de todo o estado que não tem a sua identidade conhecida. E, dessa forma, nós obtemos o perfil genético desses restos mortais e colocamos no banco, com a finalidade de cruzar com os familiares que tem pessoas desaparecidas”, disse.

O DPTC recebeu o terceiro lugar no prêmio em números de inscrições em valores absolutos no Banco Nacional de Perfis Genéticos e ficou em segundo lugar em números relativos, proporcionalmente a quantidade de perfis inscritos com o crescimento do banco.

Coleta de familiares – Os familiares já cadastrados no Ministério Público do Amazonas (MPAM), pelo Núcleo de Localização de Pessoas Desaparecidas, podem obter o encaminhamento do MPAM e ir até o laboratório ou, também, aqueles que possuem registro de desaparecimento da Polícia Civil.

Os familiares precisam ter interesse de doar amostra e, após a coleta de perfil genético, o cidadão assina um termo de consentimento. O DNA coletado não será utilizado para nenhum outro fim.

Evento – A Conferência Internacional de Ciências Forenses acontece a cada dois anos, tendo a sua primeira edição em 2017. Atualmente, é considerada por profissionais da área como um dos mais renomados eventos mundiais de Ciências Forenses e integra o calendário internacional de eventos deste setor.

| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Eleitores terão mais tempo para conferir voto na urna eletrônica

Vilhena

Prefeitura de Manaus realiza implantação de nova rede de drenagem profunda no bairro Cidade Nova

Vilhena

Prefeitura mobiliza ações e serviços para jogo da seleção brasileira em Manaus

Redação