Portal Am Hoje
Destaque Governo do Amazonas Prefeitura de Manaus Trânsito

Prefeitura e governo do Estado garantem gratuidade no transporte coletivo aos alunos da rede pública neste mês de fevereiro

Com a programação do início do período letivo presencial para a próxima segunda-feira, 14/2, a Prefeitura de Manaus e o governo do Estado decidiram nesta sexta-feira, 12, em reunião realizada na sede do Executivo municipal, no bairro Compensa, zona Oeste, que todos os estudantes dos ensinos infantil, a partir dos 5 anos, fundamental e médio da rede pública terão a gratuidade garantida no transporte coletivo neste mês de fevereiro. A medida visa oferecer mais tempo para o cadastro e atualização dos dados dos alunos no sistema de bilhetagem do passe livre estudantil.

“Todo aluno que já está com o cadastro aprovado no sistema de bilhetagem eletrônica da rede municipal e estadual terá o direito à gratuidade independentemente se o estudante mora distante a um quilômetro ou não da escola. Devido aos ajustes, que estão sendo atualizados no sistema de georreferenciamento, que informa o local da residência do aluno e a escola que ele estuda, o prefeito David Almeida, em conjunto com o governo do Estado, determinou que neste mês de fevereiro seja liberada a gratuidade aos estudantes já cadastrados e que moram próximo a escola ou não”, disse o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Segundo Paulo Henrique, o programa de georreferenciamento que verifica a distância entre a moradia e a escola do aluno informado durante o preenchimento do cadastro no site estudantes.manaus.am.gov.br foi atualizado e ajustado para que de fato o aluno tenha direito ao benefício da gratuidade no transporte coletivo.

“A gente precisa deixar claro que os alunos que têm direito à gratuidade são aqueles que moram a mais de 1 quilômetro da escola, mas essa distância não pode ser em linha reta e sim pelo trajeto que o aluno caminha até a escola. Essa é a checagem que está sendo aperfeiçoada no programa de georreferenciamento. Por esse motivo, o prefeito David Almeida pediu a garantia que a avaliação do programa estivesse atualizada e não prejudicasse os estudantes“, finalizou Paulo Henrique.

Cadastro

Os estudantes que estão com problemas no cadastro, devem procurar a escola na qual estão matriculados e atualizar os dados para que sejam enviados ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), para que o benefício da gratuidade esteja disponível a esses alunos.

“Os alunos que ainda estão com pendências, principalmente o Código de Endereçamento Postal (CEP) da residência e o CPF, precisam atualizar o mais breve possível. Caso não seja realizada a atualização, o aluno não terá acesso ao benefício da gratuidade”, informou a chefe da Divisão de Atendimento Social do IMMU, Jamily Campelo.

| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus implanta 300 metros de rede de drenagem profunda no bairro Jorge Teixeira

Vilhena

Governador Wilson Lima entrega Centro Desportivo da Compensa revitalizado

Vilhena

Consulta do benefício da gratuidade do transporte está disponível no portal do estudante

Vilhena