Portal Am Hoje
Brasil Justiça Polícia

Deputados saem de acampamento no STF após decisão de Moraes

Ordem do ministro da Suprema Corte determinou o fim da manifestação sob pena de prisão dos envolvidos

Após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), os deputados do PL Hélio Lopes (RJ) e Coronel Chrisóstomo (RO) que estavam acampados em frente à Corte deixaram o local na madrugada de sábado (26/7). Eles protestavam contra as medidas judiciais impostas por Moraes ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-SP).

Na sexta-feira (25/7), para contestar, Lopes colocou um esparadrapo na boca sustentando que a liberdade de expressão está ameaçada no País. O deputado publicou nas redes sociais uma carta aberta em que diz que o Brasil “não é mais uma democracia”.

“Não estou aqui para provocar. Estou aqui para demonstrar a minha indignação com essas covardias. Não estou incentivando ninguém a fazer o mesmo”, disse.

Ao deputado, se juntou Chrisóstomo.

“Vim por que vim ver o meu amigo, o Negão [apelido usado por Lopes], acampando aqui na Praça e mostrando a sua indignação porque ele não pode falar tudo que ele quer falar como representante do povo brasileiro”, postou em sua conta no X (ex-Twitter).

Curta AM HOJE no Facebook

No pedido, além da remoção de Lopes e Chrisóstomo, o ministro proibiu acesso e permanência dos deputados federais do PL Sóstenes Cavalcante (RJ), Cabo Gilberto Silva (PB) e Rodrigo da Zaeli (MT), assim como de quaisquer outros indivíduos que se encontrem em frente ao Supremo Tribunal Federal participando de possível prática criminosas.

Em complemento à decisão, Moraes vetou acampamento em um raio de 1 quilômetro da Praça dos Três Poderes, da Esplanada dos Ministérios e, “obviamente”, em frente aos quarteis das Forças Armadas.

O magistrado justificou a determinação para garantir a segurança pública e evitar novos eventos criminosos semelhantes aos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

Veja o momento em que os deputados saem do STF

Via Metropoles

Postagens relacionadas

Todas as capitais terão 5G até 28 de outubro, diz conselheiro da Anatel

Redação

Governo federal instala sala de crise para queimadas e seca no país

Vilhena

Deputado Belarmino Lins presta contas e anuncia mais benefícios para Carauar

Redação