A ação anual traz, nesta edição, temáticas voltadas às comunidades LGBTQIAPN+, indígenas e quilombolas
A 17ª Primavera dos Museus iniciou nesta segunda-feira (18/09), com atividades em todo o Brasil. O evento é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e recebe o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Com o tema “Memórias e Democracia: Pessoas LGBTQIAPN+, Indígenas e Quilombolas”, a programação conta com exposições, palestras, visitas mediadas e performances no Palacete Provincial, Museu do Seringal e no Museu do Homem do Norte. As atividades seguem até o dia 23 de setembro.
De acordo com a diretora do Departamento de Museus da pasta da Cultura, Aline Santana, esta temporada busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.
“Esse ano nós estamos com uma programação diversificada para atender o público que nos visita, incluindo atividades no Palacete Provincial, que integra os principais museus do Amazonas, como o Museu da Imagem e do Som, o Museu Tiradentes, além de outros espaços importantes para a nossa história”, destaca a diretora.
Em visita ao Palacete Provincial, o engenheiro paulista Álvaro Siquara ressalta a beleza presente na exposição do artista Paulo Lino, situada na Pinacoteca do Estado, que traz releituras de obras de arte com as técnicas e o olhar do artista. “O artista foi muito feliz na escolha das obras, ele fez um trabalho incrível. Realmente é uma releitura de alto nível, eu achei genial. É uma programação imperdível”, afirma Álvaro.
1ª Exposição documental de artista
Além de “Releituras”, a Pinacoteca comporta a 1ª Exposição documental de artista da Pinacoteca do Amazonas: “Trajetos de Da Silva da Selva”. Com a curadoria de João Vitor Dias e Roberta Paredes, a mostra exibe o acervo do artista amazonense Da Silva da Selva, com fotografias, moldes em gesso, jornais e entre outros elementos documentais.
“Nós trouxemos o olhar diferenciado dos documentos, em vez das telas. Os nossos documentos têm uma complexidade e universo que traz muita informação histórica, além de registros importantíssimos. O acervo sobre o Da Silva é o maior que temos aqui e está disponível para quem quiser ver”, ressalta João Vitor.
O evento
A Primavera dos Museus é uma ação anual, com duração de uma semana, que visa a mobilizar museus brasileiros para a elaboração de programações especiais voltadas para um mesmo tema, escolhido pelo próprio Ibram. O evento ocorre na semana que inicia a estação da primavera e busca estimular a participação do público, além de criar espaços de reflexão e diálogo.
Confira a programação do evento nos espaços culturais de Manaus:
Misam – Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Praça Heliodoro Balbi, S/N – Palacete Provincial – Centro)
18/09 a 23/09 – 09h às 17h
Exposição “Misam Diverso” – A exposição visa explorar e divulgar personalidades LGBTQIAPN+, indígenas e quilombolas do Amazonas, por meio de fotos, sons e documentários relacionados ao tema.
18/09 a 23/09 – 09h às 17h
Visita Mediada – No Museu da Imagem e do Som pelos monitores de turismo.
19/09 – 09h às 10h
Mesa Redonda – Conversa com a comunidade LGBTQIAPN+ sobre a redução das desigualdades sociais e a promoção do bem de todos, sem qualquer forma de discriminação.
21/09 – 14h às 15h
Sarau Cultura Quilombola – Será apresentado um valioso repertório com músicas de artistas negros. é a tradição de matriz africana mais pura, que recebeu menor influência das outras culturas.
22/09 – 09h30 às 10h30
Performance de artistas trans – A performance que será apresentada abre a arte para a incorporação, a fluidez, a duração e a mudança.
Local: Corredor Térreo do Palacete Provincial.
Museu de Numismática Bernardo Ramos (Praça Heliodoro Balbi, S/N – Palacete Provincial – Centro)
18/09 a 23/09 – 09h às 17h
Visita Mediada – No Museu de Numismática Bernardo Ramos pelos monitores de turismo.
23/09 – 10h às 11h
Palestra – “Os primeiros habitantes e a arqueologia amazônica” – Palestrante: Nogueira de Almeida – reflexão sobre o desaparecimento étnico da população nativa devido à chegada dos europeus na região amazônica.
23/09 – 09h às 10h
Palestra – “Representações negras e indígenas nos quadrinhos brasileiros” Palestrante: Evaldo Vasconcelos – mostrar e apresentar quadrinhos brasileiros com representações da cultura indígena e/ou negra.
Museu Do Homem Do Norte (Avenida Silves, 2.222 – Centro Cultural dos Povos da Amazônia – Distrito Industrial)
19/09 a 23/09 – 09h às 15h
Visita Mediada – visita mediada no Museu do Homem do Norte pelos monitores de turismo.
20/09 – 10h às 11h
Palestra – Palestrante: Caroline Nogueira – “Memória e Democracia: indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e pessoas LGBT+.”
22/09 – 10h às 11h
Palestra – Palestrante: Paulo Holanda – “Novas (re)existências e trajetórias de indígenas e pessoas LGBT+”. A palestra propõe uma reflexão acerca das atuais trajetórias indígenas e da comunidade LGBT+.
Museu do Seringal Vila Paraíso (Igarapé São João, S/N – Afluente Do Igarapé Do Tarumã Mirim – Zona Rural)
18/09 a 24/09 – 09h às 15h
Visita Mediada – No Museu do Seringal Vila Paraíso pelos monitores de turismo.
22/09 – 14h às 15h
Palestra – Palestrante: Manoel Henrique – “Relatos de um seringueiro na Amazônia”
Local: Auditório da Escola Municipal José Sobreiro do Nascimento (Comunidade de N. Sra. De Fátima).
Museu Tiradentes da Polícia Militar do Estado Do Amazonas (Praça Heliodoro Balbi, S/N – Palacete Provincial – Centro)
18/09 a 23/09 – 09h às 17h
Visita Mediada – Visita mediada no Museu Tiradentes pelos monitores de turismo.
Pinacoteca Do Estado Do Amazonas (Praça Heliodoro Balbi, S/N – Palacete Provincial – Centro)
18/09 a 23/09 – 09h às 17h
Exposição – Releituras de obras de arte pelas técnicas e o olhar do artista Paulo Lino.
Local: Sala de exposições Jozé Bernardes Michiles, localizado no Palacete Provincial.
18/09 a 23/09 – 09h às 17h
Exposição – 1° Exposição documental de artista da Pinacoteca do Amazonas: “Trajetos de Da Silva da Selva”, com a curadoria de João Vitor Dias e Roberta Paredes.
18/09 a 23/09 – 09h às 17h
Palestra – Um diálogo sobre o acervo do artista Da Silva da Selva salvaguardado na Pinacoteca do Amazonas no 1° Seminário de Memória da arte do Cedomca/Ufam – Palestrante: João Vitor Dias.
Local: Auditório Da Galeria De Artes Da Ufam – Universidade
Federal do Amazonas.
Centro Cultural Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, S/N – Centro)
22/09 e 23/09 – 9h às 16h
9ª Edição do Expo Mulher – Feira de economia criativa com artesãs da região.
Local: Andar térreo do Palacete Provincial