Portal Am Hoje
Destaque Geral

Imprensa Oficial moderniza processos de armazenamento e distribuição de materiais com foco na qualidade

Autarquia reestruturou setor de almoxarifado seguindo normas da NBR ISO 9001:2015; mudança impacta na qualidade de produtos

Tendo como meta a manutenção da qualidade de seus serviços, a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) reestruturou o seu setor de almoxarifado, modernizando os processos de armazenamento e distribuição de materiais. A mudança segue as normas da NBR ISO 9001:2015 e impacta diretamente na qualidade dos produtos gráficos e editoriais desenvolvidos na autarquia.

As principais adequações levam em conta a reformulação do layout do ambiente, obedecendo as normas da segurança do trabalho contidas na Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977. Dentre elas estão a implantação de condições sanitárias básicas, a sinalização e distribuição correta dos itens, a destinação correta de resíduos sólidos produzidos na organização e o conforto dos colaboradores.

“A reformulação aconteceu durante 15 dias, nos quais todo o espaço foi sinalizado, pintado e redimensionado com o objetivo de adequar os processos de armazenamento, acesso e distribuição do material às normativas da segurança do trabalho, tornando dessa maneira o trabalho mais rápido e prático aqui dentro”, explicou Alcione Lima, assessora de Gestão da Qualidade.

O setor foi reorganizado levando em consideração o peso e o tamanho dos insumos e também sinalizado com faixas e placas que facilitam a localização por categorias. Os produtos mais leves, como papéis, foram estocados no topo das estantes, e os itens mais pesados, como lonas para comunicação visual, foram deixados na parte debaixo das prateleiras. Materiais perecíveis e de contínua utilização, como galões de água, têm salas próprias, o que ajuda na conservação.

O assistente administrativo Fernando de Oliveira é o funcionário mais antigo do almoxarifado. Para ele, as mudanças vão além das alterações no espaço físico, como otimização do tempo de atendimento das demandas e a melhoria na qualidade de vida dele e de seus colegas colaboradores.

“Do que era antes para hoje, mudou muito e para melhor. Aqui era tudo junto, almoxarifado e depósito de produtos inservíveis, não mais utilizados. Antes não tinha como colocar (esses produtos) em outro canto, não havia espaço para a matéria prima e nem organização. Agora, com a reforma, deu mais espaço e facilitou para a gente encontrar os materiais”, afirmou Fernando de Oliveira.

Marco institucional

A implementação das mudanças no armazenamento e distribuição de materiais no almoxarifado da IOA, seguindo as regras da NBR ISO 9001:2015, é um marco para a Imprensa Oficial. É o que afirma o diretor-presidente da instituição, João Ribeiro Jr.

“Hoje, ver o almoxarifado nessa posição me deixa muito feliz. Estamos fazendo uma mudança para melhor, que é resultado do empenho de todos, e isso demonstra o efetivo empenho dos nossos servidores com a Imprensa Oficial e, consequentemente, com o Estado do Amazonas”, disse o gestor.

NBR ISO 9001:2015

A NBR ISO 9001:2015 é um sistema de gestão de qualidade aplicado a processos internos de empresas e instituições por meio de cumprimento de requisitos, auditoria e certificação, com foco na busca contínua pela melhoria das atividades. A Imprensa Oficial do Amazonas é certificada desde 2019.

Agência Amazonas
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Prefeito David Almeida apresenta projeto para implantação de passarela em frente ao TCE

Vilhena

Prefeitura inicia atendimentos da UBS Móvel 01 no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte

Vilhena

Prefeitura prepara ações do ‘Novembro Azul’ voltadas aos servidores do IMMU

Vilhena