Portal Am Hoje
Amazonas

Paciente que sofreu demora em cirurgia é indenizado em R$ 15 mil no Amazonas

Manaus/AM – O recurso de duas empresas que atuam na área de saúde foi julgado pela Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas julgou nesta segunda-feira (8), que decidiu pelo seu desprovimento e pela manutenção da sentença, que as condenou à indenização por dano moral à paciente.

No 1.º Grau, ao receber o processo, o juiz Francisco Carlos Gonçalves de Queiroz, da 14.ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho, analisou pedido de requerente, que teria enfrentado dificuldades na realização de cirurgia por problema de lombalgia, que teve de ser remarcada por falta de material, e condenou solidariamente uma empresa seguradora de saúde e um hospital a indenizar a paciente em R$ 15 mil.

Como a cirurgia foi feita, o pedido de obrigação de fazer restou prejudicado. Contudo, pelo tempo decorrido, e sofrimento causado, o magistrado considerou haver responsabilidade pelas empresas envolvidas e dever de indenizar, observando que a cobertura do tratamento implica que os requeridos disponibilizem não só o profissional capacitado e o local adequado, como também o material necessário, sob pena de inviabilizar a concretização do procedimento, como ocorreu no caso analisado.

“Nota-se que houve um lapso de quase cinco meses para a efetivação do procedimento cirúrgico, do que se infere o impacto emocional ao paciente não só pelo prejuízo à readequação de rotina e compromissos para a nova data da cirurgia, como também pelo prolongamento do seu sofrimento e sujeição à piora das sequelas ou, até mesmo, ao comprometimento da própria eficácia do tratamento. Diante disso, restou irretorquível o dano moral in re ipsa”, afirmou o juiz.

A decisão foi mantida por unanimidade pelo colegiado, no julgamento da Apelação Cível n.º 0701182-91.2020.8.04.0001, de relatória da desembargadora Onilza Abreu Gerth.

Fonte: Holanda

Postagens relacionadas

Homem é preso suspeito de abusar de prima PcD em Coari, no AM

Redação

Sejusc realiza cadastro de acolhidos do Abrigo Emergencial Temporário no CadÚnico

Vilhena

Fábrica de Eventos lança podcast ‘Por trás da lona’ para apresentar bastidores dos shows

Redação