Portal Am Hoje
Amazonas Educação Manaus

UEA traz debate sobre universidade e Amazônia socialmente referenciadas e sustentáveis durante abertura do Enaepe

Evento reúne comunidade acadêmica da UEA e debate pilares do ensino, pesquisa, extensão e inovação

A universidade e a Amazônia socialmente referenciadas foram os temas levados pelo reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prof. Dr. André Zogahib, em palestra magna realizada, nesta terça-feira (5/6), durante a abertura do 4º Encontro Anual de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Enaepe). O evento reúne a comunidade acadêmica da UEA, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, no bairro Flores, zona Centro-Sul, até esta quarta-feira (6/8).

Na oportunidade, André Zogahib destacou a atuação da UEA no estado do Amazonas e reforçou as diversas ações desenvolvidas pela universidade, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que reforçam o compromisso da instituição com a sustentabilidade por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão.

“Somos considerados a universidade mais sustentável do país, em função de uma série de programas e ações que a UEA faz. Esse encontro, hoje, congrega todas as nossas atividades e mostra para a sociedade que os recursos aplicados na Universidade do Estado do Amazonas, de fato, trazem benefícios à sociedade, à população ribeirinha, às comunidades tradicionais, ao povo amazônico” disse o reitor da UEA.

Durante o evento, André Zogahib reforçou que a instituição se destaca por suas práticas de integração social e sustentabilidade, alinhadas aos conceitos de universidade socialmente referenciada e sustentável, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados.

Além disso, enfatizou que a universidade atua na missão de promover a educação, construir o conhecimento científico e fomentar a inovação tecnológica para atender às demandas e se integrar com a sociedade de forma a superar o desafio de desenvolver a Amazônia com sustentabilidade.

Uma das iniciativas promovidas pela universidade, destacadas nesta linha, foi o projeto Selva, uma plataforma inovadora criada para monitorar em tempo real, queimadas, qualidade do ar, chuvas e descargas elétricas na Amazônia. Outra ação foi o Projeto Curupira, que consiste em um sistema inteligente para monitoramento e combate ao desmatamento na Amazônia.

Participaram da mesa de abertura do Enaepe, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Darlisom Ferreira; o pró-reitor de Ensino de Graduação, Fábio Carmo Plácido; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Roberto Mubarac; o pró-reitor de Administração, Nilson José Jr; o pró-reitor de Planejamento, Isaque Sousa; e o pró-reitor de Interiorização, Valber Barbosa Martins.

Assinatura de termo

Durante o Enaepe, também foi realizada a assinatura do memorando de entendimento entre a UEA e o Ministério de Educação Superior, Ciência e Tecnologia da República Dominicana, com o objetivo de desenvolver a cooperação educacional e acadêmica, com base na igualdade, reciprocidade e promover parcerias sustentáveis. O documento foi assinado pelo reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib e o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Dominicana na República Federativa do Brasil, Robert Takata.

Enaepe

Exclusivo para a comunidade acadêmica da UEA, o Enaepe visa promover a integração entre os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão, fortalecendo o desenvolvimento humano colaborativo e sociocultural da comunidade acadêmica do Amazonas. O encontro conta com uma programação extensa com painéis temáticos, ciclos de debates, exposições de trabalhos acadêmicos, estandes interativos, talk shows e diversas atrações culturais.

Confira a programação completa do 4º Enaepe:
https://enaepe.com.br/programacao/

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus promove palestras sobre saúde mental em alusão ao ‘Janeiro Branco’ para idosos e colaboradores da Fundação Dr. Thomas

Vilhena

Polícia Civil do Amazonas encerra campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Vilhena

Artista amazonense Karine Aguiar apoiada pela Prefeitura de Manaus é indicada à premiação internacional

Vilhena