Portal Am Hoje
Destaque Geral

Reunião Trinacional encerra com propostas para fortalecer a Vigilância Epidemiológica na Tríplice Fronteira

Evento reuniu representantes do Brasil, Colômbia e Peru

Encerrou, nesta sexta-feira (29/10), a Reunião Trinacional de Secretarias de Saúde na Tríplice Fronteira (Brasil, Colômbia e Peru), realizada em Iquitos, no Peru. O evento contou com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), representando o Brasil; além de representantes da Saúde da Colômbia e do Peru.

Entre as propostas da Reunião Trinacional está o fortalecimento da Vigilância Epidemiológica em relação à Covid-19 e a outras doenças prevalentes na Tríplice Fronteira, intensificando, também, as ações de prevenção e controle da Covid-19 de forma conjunta, com relação à vacinação da população da região trinacional, com ênfase nos povos indígenas amazônicos.

Um dos encaminhamentos, segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, é que a Sala de Situação de Saúde, em Tabatinga, que é coordenada pela FVS-RCP, passe a ser trinacional com ações e representantes dos três países.

“Foi proposto que sejam realizados convênios com os respectivos Escritórios de Cooperação e Relações Internacionais dos Ministérios das Saúde dos três países. São propostas que serão encaminhadas ao Ministério da Saúde e Ministério das Relações Internacionais, que é a quem compete esse tipo de acordo”, afirma Tatyana.

Ainda no aspecto da Saúde, foi sugerido que seja realizada a ampliação e o acesso gratuito à prestação de serviço de atendimento médico de urgência e emergência à população, com prioridade para os povos indígenas da região da Tríplice Fronteira, independente do país de origem.

Trinacional – O encontro contou também com a participação virtual e presencial de representantes do Instituto Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia); da Secretaria de Saúde do estado colombiano Amazonas; do Governo Regional de Loreto, no Peru; dos Escritórios de Cooperação e Relações Internacionais do Ministérios da Saúde (Oris) do Brasil, Colômbia e Peru; da Organização Andina de Saúde – Acordo Hipólito Unanue (ORAS CONHU), da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (Otca); da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas); da Universidade Nacional da Amazônia Peruana (Unap); da Universidade Nacional da Colômbia (Unal).

Saúde reforçada – Desde o mês de agosto, o Governo do Amazonas reforçou a Vigilância em Saúde na região da Tríplice Fronteira com a ação de equipes da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas – SES-AM e da FVS-RCP, atuando na intensificação da vacinação da população e no monitoramento dos viajantes dos três países, por meio da testagem para identificação de variantes do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Em Tabatinga, o Governo do Amazonas também entregou equipamentos e insumos para a ampliação do diagnóstico no Laboratório de Fronteira (Lafron) que passou, pela primeira vez, a realizar testagem de detecção de Covid-19, do tipo RT-PCR, in loco.

As ações na tríplice fronteira têm a parceria do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e da Fiocruz Amazônia, e ocorrem em conjunto com as prefeituras de Tabatinga e Benjamim Constant.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP: (92) 2129-2500 e 2129-2502.

| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Wilson Lima e David Almeida firmam convênios de R$ 30 milhões para reforma de 29 feiras e contenção de erosões

Vilhena

Governo do Amazonas já convocou 5,8 mil profissionais aprovados em concurso público para atuar na Secretaria de Educação

Vilhena

Prefeitura vai revitalizar creche municipal no loteamento do Tarumã

Vilhena