Portal Am Hoje
Amazonas Manaus Política

Prefeitura de Manaus inaugura sexta creche municipal em menos de quatro anos

A comunidade da Vila Buriti, na zona Sul da cidade, ganhou, nesta sexta-feira, 5/7, a Creche Municipal Almirante Victório José Barbosa da Lomba. Esta foi a 6º creche da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que a Prefeitura de Manaus inaugura em menos de quatro anos. O novo prédio vai atender cerca de 200 crianças de 1 a 3 anos de idade no maternal 1, 2 e 3.

Em 2021, no início da administração do prefeito David Almeida, havia 5.104 vagas ofertadas nestes espaços destinados a bebês de 1 a 3 anos, criadas ao longo de 16 anos de gestões anteriores. Hoje, com novas estruturas, a Prefeitura de Manaus tem a oferta de 10.208 vagas. Com isso, em pouco mais de 2 anos a atual gestão, aumentou mais de 100% o total de vagas ofertadas na fase Creche em Manaus.

“Nós estamos inaugurando mais creche aqui, em parceria com a Marinha, ampliando o número de vagas em creches na cidade de Manaus. Encontramos a cidade com 5.104 vagas. Em 16 anos, foram criadas 5.104 vagas. Agora, com essas novas estruturas, nós vamos entregar mais 5.104 vagas. Portanto, Manaus vai oferecer 10.208 vagas em creches, e dessa forma a gente dá a nossa contribuição para o ensino na cidade de Manaus, diminuindo essa deficiência que nós tínhamos em relação a vagas de creches”, afirmou o prefeito David Almeida.

Para chegar a esse número, será entregue até o mês de agosto mais duas unidades que atenderão a fase Creche. Com as novas estruturas as famílias das zonas Sul e Norte serão contempladas, além dessas, a população localizada na zona rural vai receber a primeira Creche da zona rural de Manaus, localizada no ramal da Fazenda Esperança, que fica no quilômetro 14 da BR 174. A outra fica situada no bairro Lago Azul, Viver Melhor.

“Essa unidade aqui na verdade é uma construção, não existia nessa área. E nós fizemos uma parceria com a Marinha, que doou o terreno, e a construção é toda no padrão Semed. Aqui, mais 204 crianças vão ser atendidas, crianças do entorno do Mauazinho, Vila da Felicidade, e é fantástico tudo isso que está acontecendo na educação. E nos próximos dias entregaremos mais duas creches, a primeira sendo na zona rural em convênio com a Fazenda da Esperança, e outra na zona Norte da cidade”, destacou a secretária de Educação, Dulce Almeida.

Todas as unidades construídas seguem um padrão de construção estabelecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem características estruturais que além trazer mais conforto, mais modernidade tem o compromisso de ofertar mais segurança aos bebês assistidos pela rede municipal de educação. 

Organização

Em todas as creches há três blocos, bem definidos e pensados para oferecer conforto e segurança para as crianças atendidas nestes espaços.

No primeiro bloco onde está a parte administrativa com o hall; recepção; secretaria; circulação interna; diretoria; sala de professores; almoxarifado e banheiros masculinos e femininos. O segundo bloco é o de serviços, que compreende a parte de circulação interna; rouparia (balcão de entrega de roupas limpas); lavanderia (balcão de recebimento e triagem de roupas sujas); bancada para passar roupas com prateleiras; tanques e máquinas de lavar; copa dos funcionários, dentro espaços.

E por fim, o bloco pedagógico, no qual há fraldário, sanitário, lugar para repouso, alimentação e solário para os bebês.

Para a comunidade, a creche será um novo benefício. “Essa nova unidade vai ajudar bastante, principalmente para o meu filhinho, porque eu preciso trabalhar e como ele é bebezinho, eu não tenho com quem deixar. Agora, com essa creche, vai facilitar bastante a nossa vida”, agradeceu a autônoma Azenete Brito.

— — —

#semed #manaus #amazonas #política

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Divulgação / Semed

Fotos – Antônio Pereira e Clóvis Miranda / Semcom

Postagens relacionadas

Prosamin+ vai gerar até 11 mil empregos, impulsionar o empreendedorismo feminino e capacitar mão de obra

Vilhena

Vídeo: cavalo cai violentamente durante vaquejada no interior do AM

Redação

Comissão aprova proposta que proíbe guarda compartilhada em caso de violência familiar

Redação